A Prefeitura da Barra, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do CAPS I, realizou na manhã de ontem (30/09), uma roda de conversa na Praça Landulpho Alves, como encerramento das atividades da campanha “Setembro Amarelo”.
Este ano, durante todo o mês alusivo à campanha, diversas ações foram realizadas pela Prefeitura, a exemplo de palestras, rodas de conversa na sede e zona rural do município e até mesmo uma “Carreata Pela Vida”, que chamou a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental como forma de evitar consequências indesejáveis como o suicídio. Destaque também para os atendimentos da equipe multidisciplinar de saúde, composta por enfermeiros, assistentes sociais e médico psiquiatra, que percorreu os povoados mais distantes como a comunidade do Brejo Vereda Sacão.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Silvana Barbosa, a cidade se vestiu de amarelo e abraçou a campanha de maneira muito positiva. “Pela primeira vez, nós, profissionais do CAPS, aderimos a campanha Setembro Amarelo trabalhando a todo o tempo a esperança, o amor e a afetividade para com o próximo. Foi tudo muito lindo e encantador, o amarelo brilhou em nossa cidade feito raios de sol, sensibilizando e estimulando toda a sociedade na certeza de que viver é sempre a melhor opção. As instituições e lideranças municipais abraçaram com grande êxito esta causa tão nobre contra o suicídio. É imprescindível realizar mobilizações em favor da vida, pois juntos somos mais fortes e assim esperamos que o Setembro Amarelo seja vivido intensamente todos os dias do ano, uma vez que o nosso objetivo é zerar os índices de suicídio. Sejamos gentis, ninguém deverá sentir-se sozinho pois a vida é uma responsabilidade de todos!”; destacou Silvana.
