A Prefeitura Municipal da Barra, através da Secretaria de Educação, realizou no dia 04 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2019, com o tema: BNCC na prática: desafios e possibilidades.
Reunindo mais de seiscentas pessoas, entre professores, monitores da Educação infantil, representantes de unidades de ensino da rede pública estadual e particular, formadores da Consultoria Magister e autoridades locais ressaltou-se a necessidade das mudanças ocorridas quanto à nucleação das escolas campesinas, para a erradicação das classes de multietapa e multisseriadas, bem como da permissão aos educadores no direito à Lei 11.738/2008, que assegura em seu Art. 2º § 4º a composição da jornada de trabalho, observando o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2017, na área urbana, apenas uma escola do Ensino Fundamental I, a Escola Municipal Irmã Maria Júlia, funcionava em consonância com a referida lei. Atualmente, no perímetro urbano, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, 100% das escolas estarão atuando conforme prevê esse instrumento legal, na área campesina 75%,o que se considera um avanço na educação.
Para discutir a temática do evento, a Doutora em Educação, Itamar Ferreira Silvestre Nery, abordou a Base Nacional Comum Curricular, esclarecendo a sua importância no propósito de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
