O Governo da Inclusão, tem se debruçado sobre as causas da Educação, visto que se deparou com um cenário de abandono e descaso. Abandono, porque muitas escolas foram encontradas em péssimas condições de funcionamento, em especial, com relação ao estado físico, sem reparos e manutenção (paredes rachadas, caixas d’águas sem tampas, contendo fezes e restos de animais, parte elétrica e hidráulica danificada, portas e janelas quebradas etc.) e descaso, em decorrência da falta de responsabilidade com as crianças e adolescentes de nossa cidade, que ao iniciarem o presente ano letivo, não têm à disposição, recursos didáticos necessários para o desenvolvimento de suas atividades, mesmo que esses foram comprados com o recurso do caixa escolar ao final do ano anterior, após o encerramento das aulas; não dispõem de carteiras o suficiente, permitindo refletir sobre: “Como faltam carteiras?” Se no ano de 2015 foi realizada uma licitação de 1.500 unidades, para o atendimento em 2016 e no presente ano não houve acréscimo no número de alunos, pelo contrário, constatou-se que, ano após ano, há redução? Nessa condição deveríamos ter carteiras sobrando.